Todo mundo já passou em alguma loja de material de construção para comprar parafusos, seja para colocar um quadro na parede ou para uma peça de marcenaria do tipo faça-você-mesmo. O parafuso é essencial na construção civil e na indústria e está praticamente em todos os lugares. Mas, em meio a tantos nomes, opções de materiais, tamanhos e formatos, como saber qual é o ideal para seu projeto?
Jackson Dal Comuni, gerente de marketing e produtos da Ciser, maior fabricante de fixadores da América Latina, afirma que o importante é saber como identificar o parafuso, antes de comprá-lo. “A escolha certa garante melhor desempenho e resistência, maior qualidade, alta produtividade e mais durabilidade aos produtos que você está fazendo”, explica. Ele selecionou nove dos parafusos mais comuns e dá dicas sobre como diferenciá-los e como utilizá-los:
Parafuso Sextavado
Este modelo tem esse nome por conta da sua cabeça com seis faces. Há diferentes opções, com variação de rosca inteira ou parcial, grossa ou fina. É muito usado em construções e reparos e pode ser encontrado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.
Parafuso Autoatarraxante
Tem ponta cônica e pontiaguda e rosca mais fina e cortante. Dispensa, em alguns casos, a necessidade de um furo prévio em que será aplicado. É indicado para a fixação de chapas em móveis metálicos. Já com buchas de nylon, pode ser aplicado em paredes de alvenaria, concreto e drywall.
Parafuso Allen ou Sextavado Interno
Neste caso, os seis lados estão em sua fenda, por isso o Allen também é conhecido como sextavado interno. É muito utilizado na indústria, em máquinas, equipamentos, ferramentas de usinagem, motores e maquinários internos.
Parafuso Sextavado Rosca Soberba
O modelo tem uma versão de rosca que está de forma parcial ou inteira no corpo do parafuso. Ele é muito utilizado em portas, cercas e portões de madeira e pode ser aplicado no concreto, por meio de buchas de nylon.
Parafuso Francês
O parafuso tem cabeça abaulada, similar ao formato de um cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada que permite travar o parafuso quando ele é aplicado em furos quadrados ou redondos na madeira. Entre suas diversas utilidades estão carrocerias de caminhão, bancos de jardim, pallets, placas, cercas e escadas de madeira, incluindo o corrimão, entre outros.
Parafuso Máquina
Utilizado em peças metálicas finas, geralmente possui fenda simples ou phillips, sendo usado com porca ou furo roscado. Além de ser aplicado em maquinários variados, serve para fazer conexões metálicas e em eletrodomésticos.
Parafuso para madeira
Com uma ponta cônica e pontiaguda e rosca mais larga, é a melhor opção para fabricação e montagem de móveis e outras estruturas de madeira na construção civil, como a fixação de caixilhos de portas e esquadrias de janelas fabricadas em madeira, de dobradiças e rodapés. Também podem ser utilizados com buchas de nylon para fixação de objetos em paredes de concreto e alvenaria.
Parafuso Fixer
É uma peça especialmente desenvolvida pela Ciser para o segmento moveleiro. Ideal para fabricação e montagem de móveis em madeiras leves (pinus e aglomerados) e também em MDF.
Parafuso Plastciser
O Plastciser é um produto exclusivo indicado para a utilização em polímeros e componentes plásticos. Sua aplicação inclui o uso em indústrias de eletrodomésticos, como batedeiras e liquidificadores, de refrigeração, eletroeletrônicos, móveis (para puxadores de gaveta), automotiva (na lanterna do carro), entre outras.
Sobre a Ciser
Marca de excelência, a Ciser conta com um portfólio de 27 mil produtos, distribuídos em mais de 500 linhas, para atender clientes em mais de 25 países. Mais de 2 mil colaboradores estão divididos entre as unidades de Joinville, Araquari (SC) e Sarzedo (MG). Com 62 anos de história, a companhia segue investindo fortemente em inovação tecnológica e conduz ações de responsabilidade socioambiental. Seus produtos cobrem diversos segmentos, como agronegócio, energia solar, moveleiro, metalomecânico, construção civil, estruturas metálicas, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica e varejo da construção civil.