Apreciadores do canto lírico e da música erudita de Joinville e região têm uma grande oportunidade de conferir, a partir desta semana, o novo projeto do coro de câmara Vox Camerata. Sob a regência do maestro Rafael Huch, será a primeira vez que o grupo – acompanhado pelo conjunto de câmara da Orquestra Prelúdio Joinville – executará a versão do compositor barroco Antônio Vivaldi para a obra “Magnificat (RV 610)”. Serão três apresentações gratuitas, a começar por esta quarta-feira, no CEU do Aventureiro.
A obra “Magnificat” é conhecida como “Canção ou Canto de Maria” e traz como contexto o cenário em que a Virgem Maria visita a prima Isabel, grávida de João Batista. A criança se mexe dentro da barriga após a saudação da mãe de Jesus. Isabel louva Maria por sua fé e a Virgem entoa o “Magnificat” como resposta.
“Serão duas noites e uma manhã muito especiais, em que o público poderá conhecer a linda obra de um músico que, embora muito reconhecido pela autoria de ‘As Quatro Estações’, reúne mais de 800 composições. Sem dúvida, um grande talento, ao lado de Bach, do período barroco”, enfatiza Huch.
O Vox Camerata é um grupo vocal seleto, destinado a executar repertório de câmara. Formado por cantores experientes em canto coral e estudantes de canto lírico, surgiu em Joinville em 2018, sob liderança do maestro Rafael Huch e da soprano lírico Karla Huch, com o objetivo de difundir a música erudita em Santa Catarina. Entre os trabalhos já realizados, destacam-se: “Mestres do Barroco”, “Glória em Ré Maior – Vivaldi”, “Maestro José Acácio Santana – Memórias e Impressões”, “Cantata BWV 147”, “Magnificat de Pergolesi e compositores barrocos” e “Bach in Concert”.
O projeto “Magnificat de Vivaldi” tem patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
SERVIÇO:
O QUÊ: Coro Vox Camerata apresenta “Magnificat de Vivaldi”.
QUANDO E ONDE:
28/9 (quarta-feira), às 20h – CEU do Aventureiro, rua Santa Luzia, 955, Aventureiro
29/9 (quinta-feira), às 20h – Sociedade Harmonia Lyra, rua XV de Novembro, 485, Centro.
9/10 (domingo), às 10h30 – Sociedade Cultural Lírica, rua Max Colin, 1.483, América.
QUANTO: Gratuito, sem necessidade de retirada de ingressos.